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MEC avalia impactos do ensino médio em tempo integral e busca aprimorar o programa

 

Gestores, professores e alunos serão ouvidos para identificar as melhores práticas e propor melhorias.


MEC avalia impactos do ensino médio em tempo integral e busca aprimorar o programa

O Ministério da Educação (MEC) está realizando uma pesquisa abrangente para avaliar os resultados do Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), iniciado em 2016. A iniciativa visa identificar os principais avanços e desafios do programa e orientar a tomada de decisões para aprimorar a educação de jovens brasileiros.


O que a pesquisa vai avaliar?

A pesquisa, que acontecerá entre outubro e dezembro de 2024, envolverá gestores escolares, professores, alunos e secretarias estaduais e municipais de educação. Serão analisados diversos aspectos do programa, como:

  • Aumento da carga horária: A pesquisa irá verificar se houve um aumento significativo na carga horária das escolas que aderiram ao programa.

  • Mudanças no modelo pedagógico: Serão analisadas as mudanças no modelo pedagógico das escolas, com foco na integração das disciplinas e no desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

  • Melhora da aprendizagem: A pesquisa irá avaliar se houve um aumento no aprendizado dos estudantes em áreas como matemática e português.

  • Engajamento dos alunos: Será verificado se o programa contribuiu para aumentar o engajamento dos alunos com a escola e com seus projetos de vida.

  • Redução do abandono escolar: A pesquisa irá analisar se houve uma redução nas taxas de abandono escolar nas escolas que aderiram ao programa.

Resultados da pesquisa

Os resultados da pesquisa serão divulgados em um seminário, previsto para dezembro de 2024. O evento será uma oportunidade para compartilhar as melhores práticas desenvolvidas pelas escolas e discutir as próximas etapas do programa.


O ensino médio em tempo integral é uma estratégia importante para melhorar a qualidade da educação e preparar os jovens para o mercado de trabalho. Ao oferecer uma jornada escolar mais longa, as escolas podem oferecer atividades complementares, como oficinas, projetos e atividades esportivas, que contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes.


 

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