top of page
Foto do escritorInstituto Delta Proto

Alerta da Anvisa: Cuidado com falsificações do medicamento Ozempic

 

Canetas de insulina estão sendo adulteradas para parecerem o remédio para diabetes


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta importante sobre a falsificação do medicamento Ozempic®, utilizado no tratamento do diabetes tipo 2. A prática criminosa consiste em readaptar canetas de insulina com rótulos falsos de Ozempic®, colocando em risco a saúde dos pacientes.

O esquema da falsificação:

De acordo com a Anvisa e a empresa responsável pelo medicamento, a Novo Nordisk, criminosos estão utilizando canetas de insulina Fiasp® FlexTouch®, que possuem formato e cor semelhantes às canetas de Ozempic®, e as readequando com rótulos falsos do medicamento original.


Como identificar as falsificações:

Para evitar ser vítima dessa fraude, a Anvisa e a Novo Nordisk orientam a população a ficar atenta aos seguintes detalhes:

  • Aparência da caneta: A caneta de Ozempic® é azul clara com botão cinza, enquanto a caneta de insulina Fiasp® é azul escura com botão laranja.

  • Embalagem: Desconfie de embalagens rasuradas, em idioma estrangeiro ou com informações incorretas sobre o produto.

  • Preço: Produtos com preços muito abaixo do mercado podem ser falsificados.

  • Informações adicionais: A Novo Nordisk não lançou nenhuma nova fórmula de Ozempic® desde seu lançamento em 2019. Desconfie de produtos com informações sobre "nova fórmula".

  • Número no seletor de dose: As canetas de Ozempic® 1mg possuem numerações no seletor de dose diferentes de 0mg e 1mg.


O que fazer em caso de suspeita:

Caso identifique alguma irregularidade em um produto, não utilize o medicamento e entre em contato imediatamente com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Novo Nordisk:


Além disso, comunique a ocorrência à Anvisa através da Ouvidoria ou pelo link: https://www.fbbva.es/diccionario/removido/


Recomendações da Anvisa:

  • Adquira medicamentos em locais confiáveis: Farmácias devidamente registradas na Vigilância Sanitária e com emissão de nota fiscal.

  • Desconfie de ofertas em sites e redes sociais: Evite comprar medicamentos por meio de aplicativos ou grupos de mensagens.

  • Verifique a procedência do produto: Solicite informações sobre o lote e a data de validade do medicamento.


A falsificação de medicamentos é um crime grave que coloca em risco a saúde da população. É fundamental que todos estejam atentos e sigam as orientações da Anvisa para evitar adquirir produtos falsificados. Ao denunciar casos suspeitos, contribuímos para a segurança sanitária do país.


 

Comments


BACKGROUND.png
bottom of page