FARMÁCIA CLÍNICA, SERVIÇOS, PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA E TELEFARMÁCIA
SOBRE O CURSO
Pós-graduação em Farmácia Clinica, Serviços e Prescrição Farmacêutica e Telefarmácia, proporcionará atualizar e aprofundar conceitos da área de farmácia clinica e prescrição farmacêutica aprendendo a trabalhar com a area clinica e cuidado farmacêutico. Destina-se a profissionais farmacêuticos que dirigem suas atividades ao atendimento das necessidades dos usuários de medicamentos nas farmácias comunitárias, farmácias hospitalares, clínicas privadas, ambulatórios, unidades de saúde, lares de longa permanência ou qualquer outro local que possua usuários de medicamentos expostos ao risco e às consequências de seu uso.
OBJETIVOS DO CURSO
A Pós graduação em Farmácia Clínica e Farmacoterapia, com ênfase em Prescrição Farmacêutica é um curso completo que foi desenvolvido com o objetivo levar conhecimentos teóricos e práticos aos profissionais farmacêuticos, e trabalhar nestes profissionais o desenvolvimento de habilidades e competências para o pleno exercício da Farmácia Clínica, preparando o farmacêutico para desenvolver as novas atribuições que lhes foram concebidas através das legislações recém publicadas, como a Prescrição Farmacêutica e o acompanhamento farmacoterapeutico. Com foco na Farmacoterapia e no estudo dos principais grupos farmacológicos e suas interações medicamentosas, o curso que oferece ainda conteúdos voltados à semiologia e fisiopatologia, e trabalha o desenvolvimento de habilidades clínicas e comunicação interpessoal, torna o profissional farmacêutico capacitado a indicar, prescrever (MIP’s), administrar, aviar e a orientar os pacientes em relação aos mais diversos tipos de medicamentos.
PÚBLICO-ALVO
O Pós-graduação em Farmácia Clinica é recomendado para profissionais
Farmacêuticos.
Seja um profissional em
FARMÁCIA CLÍNICA, SERVIÇOS, PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA E TELEFARMÁCIA
O PROFISSIONAL
Foco no paciente
Há os farmacêuticos clínicos que atuam em ambiente hospitalar, nos consultórios das farmácias e drogarias e no âmbito ambulatorial. No entanto, a visão em qualquer local de atuação deve ser voltada essencialmente às necessidades do paciente. A saúde do cliente, que passa ser na verdade paciente, deve estar sempre acima de tudo.
Trabalho em equipe e capacidade de comunicação
Seja um profissional cordial com seus colegas de trabalho. Contribua ativamente para a manutenção de um clima organizacional harmonioso. Invista em momentos de autoaprendizagem, além de dedicar algum tempo de sua semana ao lazer. Quanto melhor você se compreender, mais plena será a sua vida e melhor será sua relação com os outros. E isso afeta diretamente seus resultados no trabalho.
Perfil multidisciplinar
Capacidade de clínica e conhecimento de gestão não são mais diferenciais; são requisitos básicos. Por isso, espera-se dos especialistas em farmácia clínica senso crítico durante os processos de trabalho, visão sistêmica do quadro dos pacientes e competência para lidar com crises.
Capacidade de liderança
No dia a dia, o farmacêutico clínico precisa tomar uma série de decisões que influenciam sobremaneira a vida do paciente. Por isso, inteligência emocional, maturidade profissional e capacidade de liderança são fundamentais na hora de tomar decisões.
ÁREAS DE ATUAÇÃO
Rastreamento em saúde
O rastreamento em saúde é essencial para a população uma vez que envolve a identificação de indivíduos que ainda não foram diagnosticados com a doença. O rastreamento em saúde é um serviço que visa prescrever medidas de prevenção ou encaminhar casos suspeitos a outros profissionais de saúde para a conclusão do diagnóstico. O farmacêutico, por ser o profissional de saúde mais próximo das pessoas que ainda não desenvolveram sintomas, é um dos profissionais mais importantes na provisão deste serviço.
Consulta farmacêutica
Consulta farmacêutica é o atendimento realizado pelo farmacêutico ao paciente, respeitando os princípios éticos e profissionais, com a finalidade de obter os melhores resultados com a farmacoterapia e promover o uso racional de medicamentos e de outras tecnologias em saúde.
Conciliação de medicamentos
A reconciliação medicamentosa ou conciliação medicamentosa é um processo de análise realizado por farmacêuticos, ou profissionais de saúde a respeito dos medicamentos utilizados por determinado paciente. Dessa forma, medicamentos utilizados habitualmente por pacientes são avaliados quanto à possibilidade de interferência no tratamento realizado no hospital, assim como o caminho inverso.
Revisão da Farmacoterapia